quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O domínio público é uma série de materiais abstratos

O domínio público é uma série de materiais abstratos - comumente referidos como propriedade intelectual - que não são propriedade ou controlados por ninguém. O termo indica que esses materiais são, portanto, "propriedade pública", e disponível para qualquer pessoa usar para qualquer finalidade.

As leis de vários países definem o âmbito do domínio público de forma diferente, tornando necessário especificar o domínio público de que jurisdição está a ser discutido. Além disso, o domínio público pode ser definido em contraste com várias formas de propriedade intelectual; O domínio público em contraste com obras protegidas por direitos autorais é diferente do domínio público em contraste com marcas registradas ou obras patenteadas.

O domínio público é mais frequentemente discutido em contraste com obras restritas pelo copyright. Segundo a lei moderna, a maioria das obras de arte, literatura, música, etc são cobertos por direitos de autor desde a sua criação por um período limitado de tempo (que varia de País). Quando o copyright expirar, o trabalho entra no domínio público.
Cerca de 15 por cento de todos os livros estão no domínio público, incluindo 10 por cento de todos os livros que ainda estão em impressão.

O domínio público também pode ser definido em contraste com marcas registradas. Nomes, logotipos e outras marcas de identificação usadas no comércio podem ser restritas como marcas registradas proprietárias para uma única empresa usar. As marcas comerciais podem ser mantidas indefinidamente, mas também podem cair por desuso, negligência ou uso indevido generalizado, e entrar no domínio público.

No entanto, é possível que uma marca caducada volte a ser proprietária, deixando o domínio público.

O domínio público também contrasta com as patentes.

Novas invenções podem ser registradas e concedidas patentes que restringem outros de usá-los sem a permissão do inventor.

Como os direitos autorais, as patentes duram por um período de tempo limitado, após o que as invenções abrangidas por eles entram no domínio público e podem ser usadas por qualquer pessoa.

Direito de propriedade intelectual, Direitos fundamentais, Direitos de autor, Patentes, Marcas, Direitos de desenhos industriais, Modelos de utilidade, Indicação geográfica, Segredos comerciais, Direitos conexos, Nomes comerciais, Nomes de domínios, Direitos sui generis, Direitos de base de dados, Máscara, Direitos de obtentor , Certificado complementar de proteção, Propriedade intelectual indígena.

Diz-se que uma obra criativa está no domínio público se não houver leis que restrinjam seu uso pelo público em geral. Por exemplo, uma obra pode ser do domínio público se nenhuma lei estabelecer direitos de propriedade sobre o trabalho, ou se o trabalho ou o seu objeto são especificamente excluídos das leis existentes. Como os direitos de propriedade são fundados em leis nacionais, um item pode ser de domínio público em uma jurisdição, mas não outra. Por exemplo, algumas obras de literatura são de domínio público nos Estados Unidos, mas não na União Europeia e vice-versa.

A idéia subjacente que é expressa ou manifestada na criação de uma obra geralmente não pode ser objeto de lei de direitos autorais (ver divisão de idéia-expressão). As fórmulas matemáticas, portanto, geralmente fazem parte do domínio público, na medida em que sua expressão na forma de software não é coberta por direitos autorais; No entanto, algoritmos podem ser objeto de uma patente de software em algumas jurisdições.

As obras criadas antes da existência de direitos de autor e leis de patentes também fazem parte do domínio público. A Bíblia e as invenções de Arquimedes estão no domínio público. No entanto, os direitos de autor podem existir em traduções ou novas formulações destas obras. Embora as leis de "propriedade intelectual" não sejam destinadas a impedir que os fatos entrem no domínio público, as coleções de fatos organizados ou apresentados de maneira criativa, como listas categorizadas, podem estar protegidas por direitos autorais.

Coleções de dados com organização intuitiva, como diretórios alfabetizados como listas telefônicas, geralmente não são protegidas por direitos autorais.

Em alguns países, direitos autorais são concedidos para bancos de dados, mesmo aqueles que contêm meros fatos. Está em vigor um regime de direitos de base de dados sui generis na União Europeia.
Obras do Governo dos Estados Unidos e vários outros governos estão excluídos da lei de direitos autorais e podem, portanto, ser considerados de domínio público em seus respectivos países. Eles também podem estar no domínio público em outros países também.

Todos os direitos autorais e patentes sempre tiveram um termo finito, embora os termos para copyrights e patentes sejam diferentes. Quando os termos expiram, o trabalho ou invenção é liberada para o domínio público.
Na maioria dos países, o prazo para patentes é de 20 anos.

Um registro de marca pode ser renovado e permanecer em vigor indefinidamente, desde que a marca comercial seja usada, mas poderia se tornar genérica. O domínio público é uma série de materiais abstratos

0 comentários :

Postar um comentário